INSTRUTOR
INSTRUTOR
FORMAS: 15, 24, 42, leque, bastão, facão, espada
Olá! Me chamo Omar, tenho 32 anos e sou artista, pesquisador e instrutor de Tai Chi Chuan do estilo Yang.
Desde a adolescência eu me interesso e estudo das filosofias do Budismo e Taoismo, sobre suas origens e diferentes expressões. Comecei a praticar tai chi em 2014 e em 2018 iniciei minha formação no Centro Cultural Tao com o mestre Adriano D'ávila, com quem estudei até 2023.
Nos últimos anos, me dedico ao estudo de uma metodologia voltada ao desenvolvimento da consciência corporal. Para mim, isso significa ensinar uma prática que conduza o alune a perceber seu corpo-mente de forma integrada e coletiva a partir da construção de um vocabulário somático, que possibilite imaginar, incorporar e compartilhar caminhos de auto-conhecimento.
Foi duranta a experiência junto ao Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, que desenvolvi a metodologia Tai Chi Fundamental, ensino da prática a partir de uma abordagem que emprega, além das técnicas chinesas tradicionais, procedimentos da educação somática. O foco é no desenvolvimento da capacidade de perceber e compreender o corpo na sua totalidade, articulando o domínio sensorial, cognitivo, motor e afetivo do alune.
2014
Primeiro contato com a prática de Tai Chi Chuan e Chi kung.
2018
Inicio a Formação Tradicional em Tai Chi Chuan da família Yang estilo antigo com o mestre Feng Guo Dong (Adriano D'ávila), Centro Cultural Tao. (>1500 horas/prática)
2019
Foto-performance "Um Corpo", contemplada em pelo edital da III Mostra Diversa do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo.
2020
Participação no oferecimento da Residência Artística e Educativa de Si (2020) junto ao programa educativo da Fundação Iberê Camargo, onde trabalhei como Assistente de Coordenação (2019-2020)
Começo a dar aulas particulares de tai chi chuan e meditação.
2021
Formação para facilitador de Biodanza SRT, com Silvia Eick e Luis Juan Castagnini da Escola de Biodanza Solar de Porto Alegre. (250 horas, 1/2 do total)
2022
Formação junto ao Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre - de Abril à Dezembro de 2020 (>300 horas-aula), resultando no espetáculo Olhar ao redor parece fácil mas não é.
Aulas particulares semanais sobre educação somática e sua metodologia, com a Coreografa Bia Diamante, de setembro a dezembro de 2022 (>30 horas-aula, Porto Alegre, RS)
Começo a dar aulas de Tai Chi Fundamental na ONG Fora da Asa.
2023
Residência Artística de Breaking “Bgirl Represente” com Louise Lucena, no Instituto Sociocultural Afro-Sul/Odomode e online, de Janeiro à Março de 2023 (60 horas-aula)
Workshop Nomadic Roots, com Miguel Viero e Peti Costa, baseado na prática Fighting Monkey (12 horas-aula)
2025
Começo a dar aulas quinzenais para o programa Maturidade Ativa, no SESC Azenha.
Dou a Oficina Cortejo Mascarado aos Amigues Encantades, envolvendo dança, teatro e confecção de mascaras, através do projeto Além Mundos, memórias do (in)imaginário.